Pular para o conteúdo
4 dicas de como fazer a gestão de estoque em loja de roupas

4 dicas de como fazer a gestão de estoque em loja de roupas

  • 11 de setembro de 2017
  • 407 views

Compreender como fazer a gestão de estoque em loja de roupas é uma estratégia de extrema importância para o lojista. Afinal, o estoque é um investimento e, por isso, precisa ser administrado de maneira a dar lucro e a oferecer qualidade e diferenciais aos clientes.

Saiba 4 erros fatais na hora de vender roupas

Entenda como fazer a gestão de estoque em loja de roupas pode ser importante

Todo negócio precisa ter lucro. Por isso, um controle de estoque e vendas eficaz deve manter o equilíbrio entre oferecer as melhores peças aos clientes e não ficar com a mercadoria “encalhada”.

Isso significa que a sua loja precisa ter a disposição sempre os produtos mais pedidos pelos clientes, mas não tanto a ponto de não conseguir vendê-los.

Além disso, esse acompanhamento é fundamental para fazer pedidos com antecedência, conseguir melhores negociações com fornecedores e aumentar a margem de lucro.

Afinal, quando você conhece muito bem a saída dos produtos, consegue se antecipar para encomendar novas levas. Ao mesmo tempo, realiza as compras com os fornecedores de maneira mais estratégia e, assim, consegue melhores negociações para aumentar a lucratividade.

Dicas de como fazer a gestão de estoque

1. Faça um inventário

Para fazer uma boa gestão de estoque é preciso começar do início. Por isso, você precisará fazer um inventário com todas as peças, tamanhos e categoriais que estão na loja.

Essa atividade pode ser realizada numa planilha de Excel, porém, o ideal é ter um software específico para isso.

O inventário deve seguir uma lógica e trazer informações importantes. Inclua não apenas a quantidade de peças, como também as coleções, data de compra, numerações, entre outros.

Outro ponto importante é que ele seja atualizado com frequência. Dessa forma, não haverá surpresas quando um produto acabar e todos os vendedores estarão cientes do que há na loja para informar aos clientes e oferecer um atendimento de maior qualidade.

2. Entenda as saídas da loja

Uma das grandes vantagens de fazer o controle de estoque e vendas é que você consegue entender quais as peças que têm maior saída.

Identifique as coleções, numerações e categorias de roupas que costumam ter maior demanda, bem como a época do ano em que as vendas aumentam.

Além de ser uma tarefa fundamental da gestão do estoque, essa atitude vai ajudá-lo a negociar com fornecedores e, até mesmo, elaborar promoções muito mais atrativas para os clientes.

Saiba também 5 dicas de como atrair mais clientes para sua loja de roupas

3. Facilite o controle

É importante fazer uma contagem dos itens da loja de forma manual de tempos em tempos. No entanto, o dia a dia precisa ser rápido e integrado com a gestão de estoque.

Para isso, vale a pena investir em alguma forma de identificação para as peças. Códigos de barras ou numéricos integrados com o sistema da loja permitem com que o software que fará o controle do estoque seja atualizado em tempo real.

Esse é um importante reforço para manter os vendedores informados e não descobrir no susto que um produto que tem ótima saída está acabando.

4. Avalie os fornecedores com outros olhos

A negociação de preços e condições de pagamentos será uma das primeiras beneficiadas com o controle de estoque. No entanto, para ser eficaz, essa atividade precisará ser encarada com um novo olhar.

Avaliar o prazo de entrega e o processo como um todo para reabastecer a loja faz toda a diferença para uma gestão de estoque mais eficaz.

Identifique os fornecedores preferenciais nesses aspectos, mas não deixe de sempre ter uma segunda opção para casos de emergência!

Agora queremos saber: você já usa algumas dessas dicas de como fazer a gestão de estoque em loja de roupas? Conte para a gente nos comentários!

Comments

comments

  • Compartilhe isso:
Voltar para home

SOBRE O BLOG

A KDU, grife paranaense especializada no segmento masculino, iniciaram sua atividade voltada à produção de calças em alfaiataria, o que lhe proporcionou uma entrada no mercado nacional, ampliando para linha sportwear inclusive acompanhando o surgimento de novas tecnologias e tecidos hoje consagrados, e para atender a solicitação de nossos principais clientes incluimos o jeanswear, todos com enorme aceitação.

Saiba mais sobre nós

POSTS MAIS POPULARES

KDU
Voltar ao topo