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Saiba 4 erros fatais na hora de vender roupas

Saiba 4 erros fatais na hora de vender roupas

  • 14 de julho de 2017
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Vender roupas, especialmente em épocas de crise, pode se tornar uma tarefa bastante difícil e complexa. Quando isso começa a acontecer, é um sinal de que o problema está na pessoa que mais interage com o cliente, o vendedor.

Será que a sua loja não está falhando na qualidade no atendimento ao cliente? E por isso, não consegue encontrar maneiras para recuperar o fôlego de vendas?

A seguir, vamos listar alguns erros fatais na venda de roupas que podem ser o motivo pelo qual a pergunta “como vender mais?” não consegue chegar a uma resposta satisfatória!

1 – A ânsia de vender roupas atrapalha a venda de roupas

Apesar de o título acima parecer um daqueles trava-línguas, saiba que os vendedores insistentes conseguem justamente o efeito contrário! 

Abordar o cliente enquanto ele ainda está olhando a vitrine e não lhe dar espaço não é uma boa pratica. Ou pior ainda, ficar tentando empurrar itens que ele não gostou, vai fazer com que ele fuja o mais rápido possível e ainda compartilhe a experiência negativa com outras pessoas.

Deixe que o cliente olhe a vitrine e os produtos com calma! Apenas diga que você está à disposição para caso ele precise de ajuda.

Se o cliente demonstrar abertura para que você o ajude a escolher as peças, aí sim, tente desempenhar um papel mais de consultor do que de “empurrador de vendas”.

2 – Antipatia ou arrogância para identificar perfis de clientes

É muito importante que um vendedor de loja de roupas tente atuar como um consultor do cliente. Isso significa que é preciso estar atento para o que o cliente deseja e ajudá-lo a escolher as peças mais adequadas e que combinem com o seu estilo.

Em contrapartida, ser antipático porque o gosto do cliente é “brega” ou, pior ainda, julgá-lo pela aparência e acreditar que ele não terá dinheiro para comprar na loja só vai fazer com que você perca excelentes oportunidades de vendas e ainda prejudique a imagem da marca.

Lembre-se de que a função do vendedor é ouvir e ajudar o cliente. E não o subestimar ou fazer julgamentos com base em preconceitos.

3 – Não fazer questão de se informar e conhecer os produtos

Essa pode parecer uma dica óbvia, entretanto é assustadora a quantidade de vendedores que não se informam sobre o universo fashion. E pior ainda, não estão afiados em relação aos produtos, preços e condições de pagamento da loja.

Não conseguir responder a uma pergunta do cliente ou precisar chamar a todo momento outro vendedor da loja transmite uma péssima impressão. E ninguém quer comprar de um vendedor desinformado e que não passa uma sensação de segurança!

4 – Demonstrar que está impaciente ou de mal humor

Todos nós temos dias ruins e, por mais que seja difícil manter o sorriso no rosto e ser paciente com todos, saiba que esse é o seu trabalho como vendedor.

Os clientes terão dúvidas e, muitas vezes, podem ser repetitivos. O papel de quem trabalha na loja é ser paciente e cordial para que o cliente se sinta à vontade! Fazendo com que ele compre e volte mais vezes.

Tente ser uma pessoa agradável, mas também não passe dos limites tentando forçar intimidades ou falando demais. O importante é conseguir identificar até onde o cliente está abrindo espaço. Para então você ir se aproximando aos poucos e com respeito.

Manter altos níveis de qualidade no atendimento ao cliente tem o poder de potencializar as vendas e posicionar a loja em destaque em relação aos concorrentes. Por isso, não deixe de ler também as nossas dicas para fidelizar clientes com um atendimento de excelência!

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