Dicas de como definir metas de vendas na revenda: Definir metas de vendas é de extrema importância para a sua loja crescer de forma sustentável. 

 

Dicas de como definir metas de vendas na revenda

 

As metas de vendas são fundamentais para guiar a empresa para o crescimento. Afinal, quem não sabe para onde vai dificilmente consegue chegar a algum lugar.

Para isso, no entanto, as metas precisam estar alinhadas ao planejamento e ao posicionamento da empresa. Além disso, é importante que elas sejam desafiadoras, mas realistas. Caso contrário, a sua equipe ficará desmotivada e não conseguirá entregar resultados excepcionais.

Veja, a seguir, algumas dicas de metas de vendas na revenda que vão ajudá-lo nessa tarefa tão importante!

1 – Avalie o seu mercado

Para que as metas de vendas sejam desafiadoras e realistas, elas precisam ser condizentes com o mercado e a capacidade da loja.

Entender como se dá o crescimento do mercado e como a sua empresa está posicionada perante os concorrentes é o primeiro passo nesse sentido.

Portanto, inclua em seu planejamento estratégico um mapeamento do segmento e uma análise dos concorrentes. Veja o crescimento do mercado, as sazonalidades e os pontos fortes e fracos da sua loja em relação às demais.

Essa avaliação será fundamental para contextualizar a empresa e identificar oportunidades que poderão ser aproveitadas. Além de, claro, orientar no momento de definição das metas.

2 – Envolva os vendedores

A equipe de vendas precisa participar desse processo. Afinal, eles conhecem os clientes e sabem do potencial da loja. Além disso, é importante que eles estejam engajados com as metas para que elas sejam alcançadas.

Peça para que a equipe opine a respeito da evolução de vendas e dos pontos que a loja precisa melhorar.

Tenha em mente que esse tipo de comunicação é fundamental para promover mais participação e motivação dos vendedores!

3 – Formalize as metas

Tudo o que fica no ar corre o perigo de ser interpretado de maneiras diferentes ou de ser esquecido. E esse é um risco que você não pode correr ao traçar as metas de vendas!

Depois de conversar com a equipe e definir os objetivos, registre-os no planejamento da loja e disponibilize-os para todos. Dessa forma, você evita mal-entendidos e garante com que todos tenham as mentas sempre na lembrança.

4 – Acompanhe os resultados e adapte-se

Não é apenas porque você formalizou as metas de vendas que elas serão eternamente imutáveis.

Assim que o plano de ação começar a ser implementado, é importante que você acompanhe o desempenho da equipe. Para isso, defina indicadores de sucesso para cada meta.

Tente fazer com que cada indicador traga um valor e um período de tempo. Essa atitude vai facilitar a análise de se a loja está ou não no caminho certo.

Por fim, use o acompanhamento das metas para mudar as estratégias que não estão dando certo e intensificar aquelas que trazem bons resultados.

5 – Reconheça os esforços individuais e coletivos

Durante todo o processo, não esqueça que é fundamental o comprometimento e engajamento da sua equipe. Portanto, é importante reconhecer cada passo em direção aos resultados desejados.

Valorize os esforços de cada um e da equipe como um todo. Assim, os seus vendedores ficarão mais motivados a continuar e, até mesmo, a trazer ideias diferentes para conquistar as metas!

 

Por fim, não deixe de fazer uma boa gestão de tempo na sua loja. Afinal, a produtividade e um bom uso dos recursos faz toda a diferença para que os resultados sejam ainda maiores!

Quer algumas dicas sobre como aproveitar da melhor forma o tempo na sua loja de roupas? Leia esse artigo e descubra!