Veja como fazer um pós-venda e fidelizar clientes, aumentando assim suas vendas.

 

Você já parou para pensar que pode estar pendendo clientes por causa do seu pós-venda?

A satisfação do cliente está diretamente relacionada a essa tarefa. Por isso, o pós-venda é essencial para diferenciar a sua loja das demais e fazer com que o cliente retorne mais vezes.

Quer saber como revolucionar a sua loja e fidelizar clientes? Veja essas dicas de como fazer um pós-venda matador!

1 – Foque o negócio para o atendimento ao cliente

Para começar, é importante que a sua loja tenha uma mudança cultural. O atendimento ao cliente, independentemente de ele já ter comprado ou não, deve virar uma prioridade.

Assim, os seus vendedores e todas as demais atividades deverão estar focadas na satisfação do cliente.

Isso significa que é importante ter agilidade e eficiência em tirar dúvidas e resolver problemas, bem como apostar em ferramentas e estratégias que permitam que vocês conheçam melhor as pessoas que compram com vocês.

Essas atitudes farão com que toda a equipe esteja focada em atender o cliente e seja possível lançar produtos e promoções que realmente atrairão o interesse deles.

2 – Vá além da promoção de produtos

É claro que o pós-venda tem como objetivo aumentar as vendas e o ticket médio de compras. No entanto, falar a todo momento apenas da sua loja e produtos pode acabar gerando o efeito contrário e afastando os clientes.

Um bom pós-vendas também aproxima os clientes da empresa. E, para isso, é preciso oferecer muito mais do que produtos.

Use o seu conhecimento do perfil das pessoas que compram na loja para criar conteúdo relacionado ao seu negócio e que realmente faça a diferença na vida delas.

Um bom exemplo é criar um blog ou enviar e-mails com inspirações de looks, dicas de moda, entre outros.

Assim, você mantém o seu cliente por perto e aumenta as chances de ser lembrado no momento em que ele considerar fazer uma nova compra.

 

Dicas de como fazer um pós-venda e fidelizar clientes!

 

3 – Personalize a comunicação

Um dos segredos do pós-venda é fazer com que o cliente se sinta especial e único. E, para isso, é preciso personalizar a comunicação e oferecer a informação certa para a pessoa certa.

Essa é uma tarefa complexa de ser realizada manualmente. Afinal, é preciso categorizar os clientes em grupos de interesse e, depois, enviar comunicações direcionadas.

 

Dicas de como fazer um pós-venda e fidelizar clientes!

 

A boa notícia é que existem diversas ferramentas e softwares que podem ajudá-lo nessa tarefa.

Os sistemas de ERP, por exemplo, permitem armazenar informações sobre os clientes e, assim, conhece-los melhor.

Ao mesmo tempo, é possível contratar ferramentas de envio de e-mail marketing que possibilitam separar os contatos em grupos e enviar mensagens diferentes para cada um deles.

4 – Avalie os resultados e aprimore as estratégias

O pós-venda é uma atividade que não pode parar. Afinal, em um mercado tão competitivo, fidelizar clientes demanda estar sempre um passo à frente dos concorrentes e se manter atento aos desejos do seu público.

 

Dicas de como fazer um pós-venda e fidelizar clientes!

 

Por isso, é importante avaliar constantemente os níveis de satisfação dos clientes e elencar indicadores de sucesso para cada ação. Com isso, você conseguirá focar nas ações que estão trazendo resultado e melhorar ainda mais as que ficaram abaixo do esperado.

E, para entender ainda melhor a importância do pós-venda para o seu negócio, não deixe de ler esse artigo sobre o tema!