Você sabia que fidelizar clientes custa mais barato e é mais vantajoso para a sua loja do que conquistar novos?

Isso acontece porque é preciso investir muitos esforços e dinheiro em ações de marketing, promoções e em uma equipe de vendas altamente qualificada para atrair clientes novos.

  Confira: 5 dicas de como atrair mais clientes para sua loja de roupas

Em contrapartida, focar na qualidade do atendimento ao cliente e manter um relacionamento próximo faz toda a diferença para que ele compre mais vezes e em maiores quantidades com você.

Ficou interessado? Então, confira algumas dicas de como atender bem um cliente e fazer sua loja vender mais!

1 – Conheça os seus clientes

O primeiro passo para fidelizar clientes e revolucionar seu atendimento é obter o máximo de informações relevantes sobre eles.

Para isso, crie um cadastro dos clientes e compute-os em um banco de dados acessível para todos os vendedores.

Além das informações básicas, como contato e data de aniversário, tente acompanhar também o histórico de compras. Dessa forma, será possível entender melhor o comportamento de cada um dos clientes e, assim, oferecer novidades e promoções exclusivas.

2 – Personalize o atendimento

Com todas essas informações em poder, ficará muito mais fácil de oferecer um atendimento exclusivo e direcionado a cada um. Afinal, todo mundo gosta de se sentir especial e saber que está recebendo a atenção que merece.

Trate todos os clientes pelo nome, parabenize-os pelo aniversário e mande e-mails e mensagens personalizadas com promoções que sejam de seus interesses.

Quanto mais personalizado for o atendimento, mas satisfeitos eles ficarão!

3 – Ouça e aprenda

É muito comum termos receio de receber críticas sobre o nosso negócio, principalmente quando acreditamos que elas não fazem sentido ou que é alguma “cisma” dos clientes.

Entretanto, ouvir o que as pessoas têm a dizer é essencial para a evolução e o crescimento da sua loja.

Instrua os vendedores a estarem atentos e a reportarem os feedbacks de todos os clientes, principalmente os negativos.

Também é importante abrir um canal de comunicação transparente com as pessoas para que tanto os clientes quanto a sua equipe sintam-se à vontade em apresentar soluções.

Lembre-se de que as críticas são excelentes oportunidades para melhorar e descobrir o que está faltando no mercado e, assim, sair na frente da concorrência e se destacar.

4 – Capacite os seus vendedores para fidelizar clientes

No final das contas, o que realmente vai fazer a diferença em um bom atendimento e nas vendas da sua loja serão as habilidades e a cordialidade dos vendedores.

Isso não significa que você precisa dar a sorte de encontrar pessoas com talento nato em para se relacionar, mas que investir em treinamentos, capacitação e feedbacks é fundamental para desenvolver uma equipe de alto desempenho.

Pense em quais são os valores importantes para o seu negócio e deixe-os claros e presentes a todo momento.

Busque por funcionários que se enquadrem no perfil que você deseja e mantenha uma comunicação aberta. Para que dessa forma eles apresentem sugestões e você consiga orientá-los a desenvolver um trabalho cada vez melhor.

Tenha em mente que os clientes são um dos ativos mais valiosos da sua loja. Por isso, não deixe de avaliar constantemente o nível de satisfação e estudar novas estratégias para fidelizar clientes e, claro, aumentar as vendas!