Saiba como vender mais para o mesmo cliente: Vender mais para clientes fiéis é uma excelente maneira de aumentar a margem de lucro sem precisar investir muito. Parece estranho? Entenda melhor nesse artigo!

 

Fidelizar cliente é muito mais barato do que conseguir atrair novos clientes constantemente. Isso acontece porque captar clientes requer investimentos altos de tempo e dinheiro.

Em contrapartida, aumentar o ticket médio de clientes atuais pode trazer excelentes resultados para a loja com ações simples de pós-venda, por exemplo.

Por que fidelizar clientes vale mais a pena

Normalmente, as vendas para clientes atuais costumam contar com uma margem de lucro maior. Isso acontece porque quando a pessoa é bem recebida e sente confiança na empresa, ela volta mais vezes e experimenta outros produtos.

Novos clientes, ao contrário, ainda precisam ser convencidos que a loja oferece o que eles precisam. E, para tanto, é necessário um esforço de vendas e de marketing muito maior.

 

Saiba como vender mais para o mesmo cliente

 

Outro ponto importante aqui é que um cliente fiel dificilmente prioriza preços baixos. E sim, a qualidade dos produtos e o atendimento diferenciado. Com isso, não é preciso baixar os preços ou entrar na guerra por descontos, uma vez que o fator de decisão está baseado nesses outros indicadores.

Por fim, vale lembrar que um cliente satisfeito se transforma em um poderoso divulgador da sua loja. Clientes fiéis tendem a indicar a empresa para amigos e conhecidos. E, como esse tipo de opinião vale muito, você acaba atraindo novas pessoas naturalmente para a loja!

Dicas de como vender mais para os clientes atuais

1 – Ofereça exclusividades os clientes fiéis

Clientes que compram com frequência na sua loja gostam de se sentir especiais e reconhecidos. Por isso, é muito importante oferecer benefícios para essas pessoas.

Essas exclusividades podem vir em formato de ofertas, brindes ou, até mesmo, acesso a informações com antecedência ou participação em eventos.

Para ser certeiro nesse tipo de estratégia, no entanto, é fundamental conhecer muito bem quem são os seus clientes. Dessa forma, você entenderá o que eles enxergam como valor e conseguirá trazer exclusividades que serão reconhecidas como tal.

2 – Mantenha um relacionamento próximo

A manutenção do cliente também é muito importante para vender mais. Esteja sempre por perto, especialmente após a compra. Afinal, se relacionar com os clientes de forma contínua colabora para estreitar os laços com a sua loja e para entender melhor quem são essas pessoas.

Apenas tome cuidado para não ultrapassar os limites e se tornar insistente ou invasivo demais. O objetivo aqui é mostrar que você se importa e está à disposição do cliente, bem como informá-lo a respeito dos assuntos que ele tem interesse. E não ser inconveniente ou chato.

3 – Ofereça serviços e produtos complementares

Para aumentar o ticket médio das compras dos clientes atuais, uma boa dica é começar a trabalhar com serviços complementares. Um exemplo seria oferecer ajustes ou reformas nas roupas compradas na loja.

Dessa forma, o cliente se sente ainda mais satisfeito com a compra, uma vez que consegue resolver todos os seus problemas no mesmo lugar. Ao mesmo tempo, a sua loja consegue ampliar a atuação e obter diferenciais no mercado!

 

Vale ressaltar que a proatividade e o envolvimento da sua equipe de vendas fazem toda a diferença para aumentar as vendas dos clientes atuais. E, para alcançar esse patamar, você não pode deixar de ler essas dicas para melhorar a produtividade da equipe!