Conheça alguns tipos de remunerações e premiações para manter a sua equipe motivada para impulsionar o crescimento da sua loja de roupas!

 

Manter a equipe motivada em uma loja de roupas é um dos grandes fatores de sucesso do negócio. Afinal, funcionários engajados atendem melhor aos clientes e encaram o sucesso da loja como se fosse o seu próprio.

No entanto, essa tarefa é muito mais difícil do que costumamos imaginar. Especialmente porque as pessoas encaram de formas diferentes o que é um reconhecimento e, dessa forma, o que motivou um funcionário pode não motivar o outro.

Como fazer, então, para que todos estejam focados em contribuir para o crescimento da loja de roupas? Conheça alguns tipos de remunerações e premiações que vão ajudá-lo nessa tarefa!

6 tipos de remunerações e premiações para encorajar seus funcionários:

 

1 – Salário utilidade

O salário utilidade é tudo o que a sua loja paga para a equipe além do que está combinado em carteira. Dessa forma, ele contempla benefícios como vale-refeição e vale-transporte, que são os formatos mais conhecidos desse tipo de remuneração.

O salário utilidade é vantajoso tanto para o funcionário quanto para o negócio. Além de ser um incentivo, ele não onera a folha de pagamento.

Para sair do comum, uma boa dica é entender as despesas que os seus vendedores possuem, como compra de remédios, compras no mercado, entre outros e oferecer auxílio.

Dessa forma, você complementa o salário ao mesmo tempo em que gera mais benefícios para sua equipe.

2 – Ajuda de custo

A ajuda de custo é diferente do salário utilidade. Ela visa ajudar o colaborador em algum tipo de gasto extra, que pode ser frequente ou pontual.

Imagine, por exemplo, que a sua equipe queira fazer cursos para aperfeiçoar as habilidades de vendas e atendimento. A loja, nesse caso, pode oferecer arcar com o valor integral ou parcial dos estudos.

Essa é uma excelente dica para motivar as pessoas e, ao mesmo tempo, aumentar a qualificação e a produtividade da equipe!

3 – Descanso remunerado

Nem sempre o dinheiro é a melhor ou a única forma de fazer com que as pessoas se sintam valorizadas e reconhecidas.

Em alguns casos, oferecer mais dias de descanso para os funcionários realizarem suas atividades pessoais ou passarem um tempo com a família faz toda a diferença.

Só não se esqueça de remunerar esses descansos, caso contrário, a ação pode ficar parecendo mais um castigo do que uma recompensa.

Conheça 6 tipos de remunerações e premiações

4 – Participação nos lucros

Por que não dividir as conquistas com os funcionários? De acordo com pesquisas, este é o benefício mais desejado pelos colaboradores de uma empresa. Coloque metas semestrais ou trimestrais de vendas para desafiar a equipe e premie-os com uma participação nos lucros obtidos todas as vezes em que elas forem atingidas.

Esses tipos de remunerações e premiações são excelentes maneiras de tirar a equipe da rotina e fazer com que eles se envolvam mais trazendo novidades para fidelizar e atrair mais clientes para a loja de roupas!

5 – Premiações em diferentes formatos

Essa é outra dica bacana para sair do tradicional formato de premiação por dinheiro. Estabeleça metas desafiadoras, porém realistas, e premie os funcionários com celulares, vale-compras, jantares e outros tipos de produtos ou lazer.

Esses prêmios costumam ser bastante atrativos pois permitem com que a pessoa comemore a conquista com alguém importante em sua vida pessoal. E, muitas vezes, eles costumam até a ser mais disputados do que as comissões em dinheiro!

6 – Reconhecimentos em diferentes níveis

Esse ponto está mais para um cuidado que você deve tomar e que vai mudar bastante a forma de reconhecer a sua equipe.

Muito mais do que estabelecer metas de vendas gerais, é importante criar vários níveis e tipos de objetivos para que todos se sintam reconhecidos e, consequentemente, motivados.

Quando há premiação apenas baseada em um fator, o que ocorre é que sempre as mesmas pessoas ganham. E muitas vezes, é preciso recompensar atitudes como organização, qualidade no atendimento, controle no estoque, entre outros.

Por isso, tente criar um planejamento de premiações e remuneração ideal. Pense em todos os perfis de funcionários e nos fatores que são importantes para o negócio crescer e ter sucesso.

Agora queremos saber: você já usa uma dessas estratégias para motivar a sua equipe? Gostou dos tipos de remunerações e premiações que citamos aqui? Compartilhe as suas experiências nos comentários!