Saiba a importância do pós-venda: Veja como o pós-venda pode aumentar a lucratividade da sua loja e como fazer para adotar ações efetivas nesse sentido!

 

O mercado de roupas está cada vez mais acirrado, assim como a maioria dos outros setores. Como avanço da tecnologia, oferecer produtos de qualidade deixou de ser um diferencial para se tornar uma obrigação.

Nesse cenário, a grande vantagem competitiva está em fidelizar os consumidores. No entanto, essa é uma tarefa bastante complexa e cada vez mais difícil devido à alta concorrência.

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Além dos produtos de qualidade e da excelência no atendimento ao cliente, as lojas precisam focar os esforços no pós-venda. Ou seja, em manter um relacionamento próximo e de qualidade com o cliente para que ele volte a comprar e, inclusive, aumente o ticket médio.

Quer entender melhor a importância do pós-venda para aumentar as vendas da sua loja? Não deixe de ler o nosso novo artigo!

A importância do pós-venda

Não é só porque um cliente comprou com vocês que isso significa que o trabalho acabou por aí. Pelo contrário, ele está apenas começando.

Saiba que conquistar novos clientes custa até 5 vezes mais do que fidelizar os atuais. E, normalmente, uma empresa perde uma média de 10% de clientes ao ano, o que poderia aumentar os seus lucros em até 85%, de acordo com Philip Kotler, o pai do marketing.

Além de aumentar as vendas, o pós-venda abre as portas para um relacionamento mais próximo e transparente com os clientes. Com isso, é possível identificar as forças da sua loja e os pontos a serem melhorados.

Assim, fica mais fácil melhorar ainda mais o mix de produtos e o atendimento para que vocês ganhem vantagem competitiva e saiam na frente dos concorrentes.

Como realizar o pós-vendas de maneira eficaz

O pós-venda deve estar integrado em toda a estratégia de marketing e de negócio da loja. Afinal, é preciso que os olhares estejam voltados aos clientes para que ele seja efetivo.

Veja, a seguir, algumas ações que vocês podem adotar para começar o quanto antes:

1 – Mantenha um histórico e mensure

O pós-venda está diretamente relacionado ao nível de conhecimento que você possui dos seus clientes, dos seus desejos e hábitos de compras.

Para isso, é preciso manter um histórico com as informações deles sempre atualizadas. Criar indicadores para avaliar os níveis de satisfação e de vendas também faz toda a diferença nesse sentido.

Todos esses dados funcionarão como importantes guias para que a sua loja consiga aprimorar ainda mais o atendimento e fidelizar os clientes.

2 – Tenha uma comunicação aberta

A comunicação é sempre o melhor caminho para criar um relacionamento próximo e fazer com que o cliente se sinta respeitado.

Crie canais de comunicação que sejam acessíveis para os seus clientes e use-os de verdade. Muito mais do que vender, o objetivo é manter o relacionamento, informar, ajudar e mostrar que a sua loja está disponível para resolver problemas.

E quando uma reclamação aparecer, nem pense em ignorar ou tentar se isentar da culpa. Busque sempre uma solução boa para ambos os lados e seja transparente durante o processo.

3 – Invista em treinamento

Um pós-venda eficaz também depende diretamente do nível de comprometimento e das habilidades de comunicação dos seus vendedores. Por isso, é de extrema importância que eles sejam treinados para tanto e reconheçam a importância dessas ações.

Um bom caminho para melhorar esse ponto é permitir com que os vendedores tenham autonomia para tomar decisões e estejam confortáveis para propor soluções criativas.

Para isso, a comunicação interna da sua loja também deve ser muito boa. Afinal, ninguém se sente seguro e motivado em trabalhar em um ambiente de desconfiança e segredos.

 

Pronto para adotar estratégias de pós-venda na sua loja e levar o negócio para outro patamar?